O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está alinhado com o ‘Novo PAC Desenvolvimento e Sustentabilidade’, um plano de investimentos que abrange seis programas estratégicos destinados a impulsionar o progresso do Brasil. Com um investimento total de R$ 7,89 bilhões, esses programas têm como foco fortalecer a ciência em benefício de toda a população brasileira no período de 2023 a 2026.
Os programas abrangem uma série de áreas cruciais, desde a revitalização e expansão da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia, até a ampliação da conectividade para fins educacionais e de pesquisa. Além disso, inclui a aquisição de novos equipamentos para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), bem como projetos de vanguarda, como o pioneiro complexo laboratorial de máxima contenção biológica do mundo, conectado a uma fonte de luz sincrotron.
Destacam-se também iniciativas como a segunda fase do projeto Sirius, que visa a construção de um acelerador de elétrons de última geração, e a implementação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), uma conquista que garantirá autonomia ao país na produção de medicamentos para o tratamento do câncer.
A cerimônia de lançamento do ‘Novo PAC’ ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 11 de agosto de 2023, com a presença do presidente Lula, ministros, dirigentes de empresas estatais e instituições financeiras públicas, governadores, prefeitos e parlamentares. No todo, o ‘Novo PAC’ destinará um investimento colossal de R$ 1,7 trilhão, abrangendo todos os estados do Brasil.
Para saber mais informações, clique aqui.