O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está fortalecendo e expandindo o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), uma plataforma online que integra dados e informações de diversas fontes sobre a biodiversidade nacional e os ecossistemas. Sob a liderança da cientista Márcia Barbosa, que está à frente da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE) do MCTI, uma série de ações estão sendo implementadas para tornar a plataforma mais abrangente, buscando estabelecer uma ampla “biblioteca da diversidade”.
Uma das iniciativas em andamento visa dar maior visibilidade à biodiversidade nos territórios de povos indígenas e comunidades tradicionais dentro da plataforma SiBBr. Márcia Barbosa destaca a importância de preservar os conhecimentos tradicionais, que estão se perdendo, e enfatiza que esses saberes são fundamentais para desenvolver novas formas de produção de conhecimento, especialmente na transição global para uma produção baseada em biologia.
Para apoiar essa iniciativa, o MCTI captou US$ 7 milhões do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF) em setembro de 2023. O projeto visa fortalecer a capacidade dos povos indígenas e comunidades tradicionais na gestão da biodiversidade, concentrando-se nos biomas Amazônia e Cerrado. A expectativa é gerar e sistematizar dados e informações sobre a biodiversidade como estratégia efetiva para proteger os territórios e preservar os conhecimentos tradicionais, sendo desenvolvido em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), com previsão de continuidade até 2027.
Para saber mais, clique aqui.