O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou o Programa Nacional de Popularização da Ciência (POP Ciência) visando fomentar a cultura científica no Brasil e promover o uso da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para inclusão e redução das desigualdades. Por meio de uma série de ações, o MCTI pretende despertar o interesse pela ciência, estimular a pesquisa desde a educação básica e contribuir para a promoção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pela população, ampliando as oportunidades de inclusão das parcelas mais vulneráveis.
A ministra Luciana Santos anunciou ainda a criação do Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia, que terá o papel de propor ações e estratégias, bem como de articular políticas e mobilizar diversos setores do governo e da sociedade civil para atingir os objetivos do programa.
O anúncio do POP Ciência ocorreu durante o lançamento do programa Saúde com Ciência, uma iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A ministra destacou que o POP Ciência envolverá a realização de uma olimpíada de combate à desinformação, uma parceria entre o MCTI e universidades. Essa olimpíada terá como propósito mobilizar 400 mil estudantes do Ensino Médio para desenvolver soluções nas áreas em que a desinformação e a disseminação de notícias falsas estão se tornando cada vez mais problemáticas, promovendo o exercício da cidadania digital e inspirando a próxima geração de jovens a se tornarem agentes ativos na luta contra a desinformação.
Para mais informações, clique aqui.