A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), liberou R$ 1,16 bilhão em operações de crédito para fomentar projetos científicos e tecnológicos. Esse volume de recursos representa mais do que o dobro do que foi concedido no mesmo período de 2022 e o triplo em relação a 2021.
Do valor total liberado pela Finep em 2023, a maior parte, equivalente a 89%, é de recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Outros 9% são recursos próprios da Finep e 2% são do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
Segundo a Finep, as operações descentralizadas são o destaque, praticamente dobrando a média de desembolsos, que passou para cerca de R$ 30 milhões por mês em 2023. As operações descentralizadas atendem demandas de empresas e instituições por meio de agentes financeiros credenciados que operam recursos concedidos pela Finep.
O único ano em que a Finep atingiu um volume tão alto de desembolso no primeiro trimestre foi em 2014, durante o Programa de Sustentação do Investimento (PSI).