A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), anunciou o lançamento de duas novas chamadas destinadas a promover o acesso de pequenas empresas apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) a investidores. Essas chamadas visam identificar plataformas de equity crowdfunding e redes de investidores-anjo interessadas em conduzir rodadas de investimentos para empresas do perfil PIPE, ou seja, aquelas classificadas como pequenas empresas de base científica e tecnológica (deep techs).
A Fundação poderá estabelecer parcerias institucionais com plataformas e redes de investidores-anjo que possuam experiência de mercado e sejam aptas a organizar iniciativas de captação de recursos para empresas com características semelhantes às do programa PIPE. É importante destacar que essas parcerias não envolverão a transferência direta de recursos entre a FAPESP e as entidades parceiras.
No caso de uma empresa PIPE obter êxito na captação de investimentos por meio dessas plataformas ou redes de investidores, ela terá a oportunidade de solicitar um aporte suplementar à FAPESP por meio do projeto PIPE Invest. A FAPESP, seguindo os procedimentos de avaliação estabelecidos para o PIPE Invest, determinará se concederá ou não esse aporte adicional em complemento aos investimentos obtidos por meio das plataformas ou redes de investidores-anjo.
Para mais informações, clique aqui.