Visando atrair investimentos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) nas instituições vinculadas ao ministério, a plataforma InvestMCTI, desenvolvida em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), foi destaque na programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, (SNCT).
Através da plataforma, os investidores podem identificar oportunidades de parceria em um catálogo de projetos e pesquisas, que inclui projetos institucionais e projetos individuais de C,T&I. Além disso, os visitantes do portal poderão observar oportunidades de licenciamento, investimentos, doações (endowments), prestação de serviço tecnológico especializado e os demais meios de incentivo e fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Durante o evento, ocorrido em Brasília (DF), o coordenador de Atração de Investimentos da Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (Sefip) do MCTI, Arthur Pullen Sousa, explicou sobre a jornada dessa nova estrutura financeira para a atração de investimentos e fomento à ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).
Segundo ele, todo esse trabalho resultou na estruturação de instrumentos financeiros para favorecer o ecossistema de C,T & I, como a plataforma InvestMCTI, além de instrumentos jurídicos que facilitam as parcerias público-privadas. “A plataforma é um ambiente virtual onde todo o público do ecossistema de ciência, tecnologia e inovações se encontra, incluindo empreendedores, pesquisadores, investidores e doadores”.
No final da apresentação, o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos (Sefip) do MCTI, Marcelo Meireles, deu exemplos de como a plataforma já traz resultados. Segundo ele, algumas unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI já captam cinco vezes mais recursos da iniciativa privada do que de orçamento público, além de diversos projetos em andamento custeados por empresas.
Saiba mais sobre a plataforma. Clique aqui!