O Ministério das Comunicações (MCom) repassou R$ 28,5 milhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) na modalidade não reembolsável. Os valores serão operacionalizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após o Conselho Gestor do Fust definir as diretrizes para aplicação dos recursos.
Juscelino Filho destacou o compromisso do Governo Federal com a promoção da inclusão digital dos brasileiros, enfatizando que o Fust é um aliado crucial nessa missão. Após 23 anos de espera para ser utilizado em benefício da sociedade, o Fundo começou a investir na conectividade, especialmente em escolas públicas, propriedades rurais e regiões periféricas urbanas. O ministro expressou confiança de que esses recursos contribuirão significativamente para avanços na disponibilidade de conectividade.
A conectividade em escolas é uma das prioridades do Fust. Portanto, os recursos do Fundo devem apoiar a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) para atingir seus objetivos, incluindo levar internet de qualidade para mais de 138 mil escolas públicas do Brasil até 2026.